QUÍMICOS E MINISTRO DO TRABALHO DEBATEM A NR 12 – SÃO PAULO:20-09-2016
Dados da conjuntura do setor químico e a NR 12, que trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, foram os temas debatidos entre os representantes de sindicatos filiados à Federação dos Químicos do Estado de São Paulo (Fequimfar) e o ministro Ronaldo Nogueira, do Trabalho.
Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da Fequimfar e 1º secretário da Força Sindical, destacou que foi “uma oportunidade de apresentar ao ministro dados econômicos e sociais do setor industrial químico, e também de reafirmar a defesa e a manutenção da NR-12 e demais direitos trabalhistas”.
De acordo com o ministro Nogueira, deve ser feitar uma cartilha, com uma interpretação didática da NR-12. “Estamos trabalhando na direção de auxiliar aquele empresário que não consegue se adaptar para que o Ministério do Trabalho ofereça a ele condições e ferramentas para que ele se adapte a NR-12. Não é revogando uma norma que você resolve. Revogar é retrocesso. Queremos é criar condições para que todos os empresários possam cumprir não somente a NR-12, mas as outras normas que visam trazer segurança para o trabalhador, porque a segurança para o trabalhador também significa segurança para o empresário”, palavras do Ministro.